Chrono Trigger (SNES) (PTBR)







* Crono, o personagem principal, é um protagonista silencioso, pois o jogador só vê as falas dos outros personagens, apesar de ficar evidente que Crono fala com eles.


* O jogador pode escolher entre dois modos de batalha:

o Modo Espera: No modo espera enquanto os personagens do jogador usam técnicas ou itens, os inimigos esperam o jogador escolher a(o) melhor no menu sem atacar. A ordem dos três personagens que dará o golpe se dá pela velocidade de cada um;
o Modo Ativo: Os inimigos não esperam para lançar seus ataques enquanto o jogador escolhe a melhor estratégia no menu de técnicas ou itens.



* Nas batalhas, as ações possíveis são:

o Atacar com a arma equipada pelo jogador;
o Usar itens, como poções para recuperar pontos de vida (HP), recuperar pontos de magia e curar-se de doenças;
o Invocar técnicas, que podem ser de força ou de magia, e conforme os personagens vão evoluindo em conjunto, passam a possuir técnicas de ataque em dupla e em trio.

(links de download no final)


* Dica: É sempre bom usar Técnicas de cura, a fim de recuparar seu HP, para isso, ultilize personagens como Frog, lembrando que, para se mudar de pesonagens, tem de se estar no meio do jogo, e já ter passado pelo End of Time (Fim dos Tempos)



* O jogo não inclui batalhas no mapa aéreo de visão do mundo (overworld map), que eram muito comuns em outros RPG's dessa época (isso significa que os monstros não aparecem "do nada", como acontece com outros RPG's). Em vez disso, monstros só aparecem dentro das áreas de visão "normal", onde podem ser vistos e possivelmente evitados, se o jogador desejar. Em caso de encontro, contudo, os inimigos saltam para o combate imediatamente na tela, ao invés de o jogo mudar para uma tela de batalha genérica.



* Uma característica da engine de Chrono Trigger é seu sistema de rastreamento de eventos, que é utilizado para

o Atualizar o título do capítulo que aparece quando se salva o jogo;
o Modificar certos diálogos dos personagens;
o Alterar mapas conforme a posição na história.



* Alguns jogadores consideram um dos principais problemas do jogo sua curta duração. São necessárias de 13 a 20 horas para completar o jogo, o que é um tempo muito curto para um jogo de RPG do console SNES. Para mitigar o problema da duração, os desenvolvedores do jogo criaram múltiplos finais, alguns dos quais secretos, combinados com o recurso "New Game+". Uma vez que o jogo é terminado, o jogador pode escolher recomeçar a história com os dados dos personagens da sessão anterior, mantendo níveis, técnicas aprendidas e equipamento adquirido. Dinheiro e alguns itens especiais, contudo, não são mantidos. Essa opção de jogo também permite confrontar o chefe final praticamente a qualquer hora na história do jogo, através de um portal de atalho.



* O progresso do jogador na história até então determina qual dos 13 finais diferentes (alguns com pequenas diferenças, dependendo das escolhas realizadas no jogo) será visto. Dez deles só podem ser acessados através do uso do recurso New Game+.

* Crono: é o protagonista do jogo. Mora com sua mãe no vilarejo de Truce, governado pelo Rei Guardia XXXIII, no ano de 1000 A.D..


* Marle: é a princesa de Guardia. Seu nome verdadeiro é Nadia, e ela vive em pé-de-guerra com seu pai, o rei, no ano de 1000 A.D.



* Lucca: é uma genial inventora, habitante de Truce em 1000 A.D. e amiga de Crono. Usando-se de sua inteligência e criatividade, como seu pai, Lucca é capaz de fazer invenções, como a Gate Key, que é usada para abrir os portais temporais espalhados pelo mundo.



* Frog: é um cavaleiro do reino de Guardia em 600 A.D., cujo verdadeiro nome é Glenn. Ele era escudeiro de Cyrus, um "Cavaleiro da Távola Quadrada". Glenn foi transformado em um sapo antropomórfico por Magus. Feitiço o qual é reversível em um dos finais opcionais.



* Robo: é um robô criado para auxiliar humanos e secretamente estuda-los como uma espécie inferior em Proto Dome. Quando a equipe o encontra(ano de 2300 A.D) ele está desativado e danificado, mas com a inteligência excepcional de Lucca, consegue consertá-lo. Após a reativação, une-se à equipe, mas esquece de várias coisas importantes, como o lugar em que nasceu. Seu número de série é R-66Y.



* Ayla: é a chefe da tribo Ioka em 65.000.000 B.C. Seu povo está em guerra constante com os Reptites, uma raça evoluída e inteligente de répteis misturados com humanos.



* Magus: é um feiticeiro de Zeal e irmão de Schala que foi separado de sua família por Lavos e pela Rainha Zeal que é corrompida pelo mesmo. Ele busca encontrar Lavos e destruí-lo como vingança. Seu nome verdadeiro é Janus.



Períodos de tempo



Em Chrono Trigger o presente está no ano 1000 A.D. Deste ano, os personagens podem visitar seis eras diferentes, ou via portais, ou via Epoch (uma máquina do tempo também denominada Wings of Time). Nesses períodos de tempo, os personagens realizam vários eventos e embarcam em diferentes desafios enquanto procuram aliados na luta contra Lavos.



65.000.000 B.C. (Pré-História)



A era pré-histórica é um período em que co-existem duas espécies majoritárias: os Reptites e os Humanos, em constante conflito.



Os Reptites são uma mistura genética de répteis com humanos, e se consideram superiores aos humanos. Seus líderes residem na torre chamada Tyrano Lair, e são destruídos quando Lavos cai do Espaço no local. A queda de Lavos no planeta marca o início de uma era glacial e a extinção dos Reptites.



12.000 B.C. (Idade das Trevas)



Na Idade das Trevas de Chrono Trigger, a raça humana está dividida entre os magos, que se dizem educados e poderosos, e que vivem em uma espécie de plataforma flutuante (Zeal), acima da tempestade e da neve do período glacial, chamando-se assim de "Enlighted Ones" (Os Iluminados); e os sem poderes mágicos, sem educação, que moram em cavernas na superfície congelada e escura do planeta. São denominados "Earthbound Ones".



Este é o período em que nasceram Janus (Magus) e sua irmã Schala, as crianças da família real. Quando a procura pela imortalidade da Rainha Zeal acaba despertando Lavos, ela acaba indiretamente destruindo a civilização dos Enlighted Ones e seu reino flutuante, forçando os sobreviventes a conviverem junto aos humanos comuns.



É nessa época que vivem os três gurus: Melchior, o Guru da Vida, Belthasar, o Guru da Razão e Gaspar, o Guru do Tempo (uma alusão feita aos Três Reis Magos).



600 A.D. (Idade Média)



Essa época está dividida na luta entre monstros, chamados Místicos, e humanos. Os Místicos são liderados por Magus e seus três servos: Ozzie, Slash e Flea. Glenn e seu mentor, Cyrus, vivem nessa época. Glenn é Frog quando ainda era humano. Quando Magus mata Cyrus, ele também lança um feitiço sob Glenn, transformando-o em homem-sapo. Glenn então se esconde e autodenomina-se Frog e entra na luta contra as forças de Magus, para vingar a memória de seu mestre. Glenn é o cavaleiro-guardião da Rainha Leene.



1000 A.D. (Presente)



É a época onde começa o jogo. Há uma certa estabilidade no mundo, onde os Místicos vivem isolados dos humanos. É nessa época que vivem Crono, Marle e Lucca.



1999 A.D. (Dia de Lavos)



Neste período Lavos desperta e emerge do fundo do planeta, destruindo tudo em seu caminho. É impossível andar por esse cenário, só podendo batalhar com Lavos. Se o jogador perder a batalha, o apocalipse virá a acontecer e o final acaba com a frase "But the Future is refused to change" ("Mas o futuro recusou-se a mudar").



2300 A.D. (Futuro)



Após o Apocalipse, Humanos e Místicos quase foram extintos. Alguns deles vivem em abrigos denominados domos, antes utilizados por outros fins. O mundo se tornou um deserto imenso, o céu tem constantes tempastades de raios e areia, alimento e água doce são raros. A única forma de se recuperar é passando alguns segundos dentro de máquinas denominadas "Enertron", que fazem com que a pessoa recupere todas as energias, como se tivesse dormido uma noite inteira, porém esta continua com fome. Os sobreviventes apenas esperam pela morte. Robo entra no time neste período, quando os heróis o encontram destruído e Lucca o conserta.



Fim do Tempo (The End of Time)



O Fim do Tempo não é exatamente uma data, mas sim um lugar onde todo o tempo acaba. Não há nada nesse lugar, a não ser uma pequena área onde existem pilares de luz que servem como portais do tempo.



Nesse lugar existem dois habitantes: Spekkio, o Mestre da Guerra; e um velho senhor, Gaspar, o guru do tempo.

Trilha sonora


Em 2005, um grupo de músicos lançaram o álbum Chrono Symphonic - A Cinematographic Interpretation, uma interpretação eletrônica e orquestral dos temas incidentais do jogo originalmente compostos por Yasunori Mitsuda, Nobuo Uematsu e Noriko Matsueda.

Versões do jogo


A versão para Play Station e Nintendo DS possuem os mesmos gráficos e sons da versão de Super Nintendo, mas ambas possuem a adição de CG, que são vídeos animados que mostram cenas da história do jogo. A versão de PS1 foi vendida num pacote chamado Final Fantasy Chronicles, que contém o Chrono Trigger e Final Fantasy IV; esta versão recebeu críticas por causa do longo tempo de loading que tinha que esperar toda vez que chamar o menu do jogo. A Versão DS foi adaptada para se jogar com as duas telas do aparelho, além de melhorias no texto.




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